SIGGRAPH 2019



O Siggraph é o maior e mais tradicional evento técnico-científico sobre Computação Gráfica, geralmente realizado em Los Angeles, na California.  Costumo participar desse evento sempre que possível, desde a década de 1990. 

Praticamente tudo o que vemos hoje em termos de computação gráfica, de efeitos especiais em filmes a aplicações de realidade virtual e aumentada, passou ou foi apresentado em alguma edição do Siggraph. É um evento muito concorrido, do qual costumam participar os mais renomados pesquisadores, desenvolvedores e criadores de computação gráfica, artes e mídias digitais. É um excelente lugar para networking. Qualquer pessoa com quem você esbarrar por lá, entre as mais de 20 mil que costumam participar, terá algo relevante e interessante pra lhe contar ou mostrar nesse universo das mídias digitais interativas. O cara sentado a seu lado pode muito bem ser quem criou o efeito incrível no filme a que você assistiu semana passada, ter participado da equipe de desenvolvimento do seu jogo favorito, ou ser o autor daquele livro que tanto lhe foi útil. 

São tantas trilhas, atividades, palestras, exposições, reuniões, encontros, seções especiais, demonstrações, shows e outros eventos, que é impossível  acompanhar tudo. O aplicativo ajuda bastante a fazermos um planejamento de nossa participação, mas no caminho entre uma sala e outra, a todo instante, encontramos alguém, ficamos sabendo de algo ou nossa atenção é desviada, fazendo nosso planejamento se perder rapidamente.

Há palestras excelentes. Mas como não dá mesmo para assistir a todas o melhor é selecionar apenas aquelas imperdíveis e as que com cujos apresentadores você pretenda fazer contato, aproveitando  a maior parte do tempo para interações com os  demais participantes e trabalhos expostos. Posteriormente é possível ler com calma os artigos e assistir aos vídeos  publicados na Biblioteca Digital da ACM (organizadora do evento).

Para que você sinta como é participar desse evento, e saiba sobre as principais novidades e tendências, preparei dois vídeos. O primeiro mostra um pouco do evento e o segundo contém entrevistas que realizei ao vivo com algumas personalidades interessantes que encontrei por lá.  Caso se interesse em saber mais sobre o conteúdo técnico-acadêmico coloco após os vídeos os links para os materiais mais importantes disponíveis na biblioteca da ACM.





Alguns conteúdos do Siggraph 2019














Comentários