Educação sem Distância no CIAED 2017



Em 2017 o tradicional Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) retorna a Foz do Iguaçú, em sua 23a. edição. O tema deste ano são as metodologias ativas e as tecnologias aplicadas à educação. A programação do CIAED 2017 cobre muito bem o tema proposto, com atividades que despertam interesse em educadores, estudantes, pesquisadores, dirigentes e todo o espectro de profissionais que atuam na área da educação. Impossível acompanhar tudo o que é apresentado e discutido nesse grande evento. Por isso, se você irá a Foz, é importante planejar bem o seu roteiro, estudando com carinho as quase 200 páginas do programa oficial. Não deixe, claro, de incluir a visita às Cataratas, mas já aviso que vai ser difícil encontrar espaço livre em sua agenda do evento.

Interessante notar como os temas tratados em eventos voltados a educação "a distância" são cada vez mais de interesse para a educação como um todo, o que vai ao encontro do que venho discutindo desde a defesa de minha tese de Livre Docência na USP, em 2003: não faz sentido separar metodologias para EaD das destinadas ao ensino dito "presencial". O próprio conceito de "presencial" precisa ser  requalificado, pois hoje é perfeitamente possível estar presente a distância. Muito do que se faz em cursos a distância, com apoio de tecnologias, pode contribuir para a melhora das atividades realizadas dentro dos limites de um espaço físico. O cuidado a se tomar é que as mídias possuam os recursos demandados pela metodologia a ser empregada e que sejam usadas de forma adequada. De resto, só temos a ganhar com o uso de tecnologias na redução de distâncias, seja local ou virtualmente. O ensino híbrido, ou "blended learning", os espaços flexíveis, aliados ao uso de dispositivos móveis, internet das coisas, inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada e games, entre outras tecnologias interativas, compõem o cenário da educação do futuro, já presente nas melhores instituições. Essa educação não será definida nem como " a distância" nem como "presencial". Será uma " educação sem distância", ou simplesmente EDUCAÇÃO. 

O ano de 2017 é um marco importante para a "Educação sem Distância". Há exatos 7 anos, no 16o. CIAED (coincidentemente também em Foz do Iguaçú, onde e quando tirei a foto que abre este post), lançávamos a primeira edição desse livro que discute o uso de tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem, pela Editora Senac. Este ano retornamos a Foz para apresentar a segunda edição de " Educação sem Distância", agora pela Artesanato Educacional. Aos nossos seguidores destacamos abaixo as principais atividades em que estaremos envolvidos, a começar pelo lançamento oficial do livro. Esperamos que consigam encontrar espaços em suas agendas para nos prestigiar.

Nos vemos em Foz.
Romero Tori
==================



Lançamento do livro "Educação sem Distância"  2a. ed.
20/9/17 - 14h30, na Expo EAD

Mesa Redonda " Tecnologias imersivas e interativas na educação"
Romero Tori, Vani Kenski, Auxiliadora Padilha e Edvaldo Couto
20/9/17 - 16h30, na sala Cantata 1

"Grupos que pesquisam EaD na área das Engenharias"
Romero Tori e Anna Carolina Muller Queiroz 
18/9/17 - 19h30, na sala Sonata 3

Veja a programação completa do CIAED 2017: http://bit.ly/2ekTuBs


>>> Clique aqui e veja outras matérias do Blog "Educação sem Distância" <<<


Comentários