MOOC: Cursos online para as massas




MOOC (Massive Open Online Course) são, como o nome diz, cursos online abertos massificados. Grandes universidades de todo o mundo, incluindo USP, Unicamp e outras importantes universidades brasileiras já oferecem cursos nessa modalidade.  Em geral são gratuitos e emitem certificados, mediante pagamento.  O Brasil já tem plataformas MOOC, como o Veduca.

Esses cursos são fortemente baseados em videos, material auto-instrucional e fóruns de discussão, sem interação direta entre alunos e professores. Os índices de evasão costumam ser altíssimos (é muito fácil entrar, assim como sair) e nem todos se adaptam a essa forma de estudo. Mas é uma oportunidade para pessoas que, de outra forma, dificilmente conseguiriam assistir a aulas na USP, em Harvard ou outra grande universidade. Quem tem motivação e disciplina tem hoje uma grande vantagem competitiva. Bem diferente de quando a vantagem só tinha quem morasse em grandes centros e tivesse uma boa renda familiar.

Recentemente meus alunos de pós-graduação realizaram uma atividade espontânea e voluntária, na qual entrevistaram uma pioneira nesse setor, uma das criadores do Coursera, Daphne Koller de Stanford.


Vejam o video (LEGENDADO) da entrevista.




PS: em breve uma  novo post sobre este assunto, com o relato de experiências de quem já participou de cursos em plataformas MOOC.


Comentários

Postar um comentário