Educação 3.0



Finalmente aconteceu o InovaEduca 3.0 Recife. Aliás, para ser mais justo com a cidade que é linda até no nome, o título do evento deveria conter Olinda, local do Centro de Convenções Pernanbuco. O evento foi bastante concorrido, com participantes vindos de todo o Brasil (com predominância, claro, da região nordeste). Foi muito bom poder ouvir e interagir com importantes referências da tecnologia na educação.  Em breve vocês encontrarão no site do evento materiais de todas as apresentações. Adianto aqui um breve resumo das conferências de abertura.

O evento foi aberto pelo Secretário da Educação do Estado de Pernambuco, Ricardo Dantas, mostrando o importante trabalho que Pernambuco vem desenvolvendo no uso da tecnologia na educação, envolvendo computadores  que se transformam em tablets, robótica, software de gestão e apoio a aprendizagem e formação de professores, entre outras ações.

Em seguida tivemos a participação do Prof John Moravec da Universidade de Minnesota, via videoconferência.  Ele apresentou sua proposta de aprendizagem invisível, que procura integrar todas as formas de aprendizagem e trazer uma visão do futuro da educação.  Ele nos deu a noa notícia de que a edição em espanhol de seu livro pode ser baixada gratuitamente (clique aqui para baixá-la). 

cover art for Education 3.0 bookO Prof Jim Lengel nos apresentou de forma muito didática o conceito de Educação 3.0, que foi o tema principal do evento. Em síntese: na educação 1.0 tínhamos a aprendizagem em pequenos grupos,  em espaços abertos, de forma muito similar a como era o espaço de trabalho (basicamente artesanal e agrícola) da época. Na educação 2.0 temos a reproduçãoõ do modelo industrial (grandes grupos, todos fazendo a mesma coisa simultaneamente, as escolas simulando "fábricas de profissionais"). Hoje temos o espaço de trabalho 3.0 (ambientes abertos, profissionais com autonomia, trabalho criativo e colaborativo etc..) mas a maioria das escolas parou na educação 2.0.  Como fazer para levar a educação 2.0 para a 3.0 ? Para saber mais sobre Educação 3.0 visite o site do livro de Lengel ( Education 3.0: Seven Steps to Better Schools) .


Após a apresentação do Prof Lengel fiz uma palestra sobre RA e Interfaces por Gestos na Educação. Mais informações sobre o conteúdo de minha apresentação podem ser encontradas nestes posts:  "Se a Escola não Mudar as Gerações Interativas a Mudarão"   ,   "Realidade Aumenatda para uma Educação sem Distância"  e  "Gestos e Interfaces Naturais para uma Educação sem Distância".

Ao final de minha conferência fiz uma demonstração de um aplicativo de realidade aumentada gratuito para iPad. O aplicativo se chama AURASMA. Em relação a ferramentas de realidade aumentada mais tradicionais esse aplicativo tem algumas vantagens interessantes, tais como: fácil de usar, dispensa marcadores, não precisa de conhecimentos de programação,  trabalha na nuvem, utiliza GPS.

O evento continuou a tarde com várias oficinas, palestras e as conferências de encerramento, com Peter Evans, Luciano Meira e Edvaldo Couto. Infelizmente, devido a outros compromissos,  perdi  a oportunidade de ouvir esses três gurus. Aguardo ansiosamente a liberação no portal do evento do material de suas apresentações, bem como dos demais palestrantes.

PS: Notícia sobre o evento no Diário de Pernambuco traz um ersumo das discussões na abertura do evento (obs: onde a reportagem escreve "realidade atual" leia-se "realidade auemntada").

Comentários

  1. Prezado Romero Tori parabéns pelas postagens na correira do dia a dia na escola dar uma parada para ver e acessar estas informações é crescer na visão da educação inovadora.

    ResponderExcluir
  2. Bom dividir minha cidade contigo...e os conhecimentos tb! Afeto, Candice Heimann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sentimento é recíproco, Candice.
      Obrigado.
      Abs Romero.

      Excluir
  3. Caríssimo Tori,
    O evento foi fantástico, um momento ímpar. Ainda estamos no procsso de assimilação de tudo que vivenciamos. Parabenizo a você por tão brilhante participação e, claro, por tua competencia em sintetizar tudo para tão pouco tempo.
    Parabens, um grande abraço direto do Sertão de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  4. Caro Francisco.
    Foi um prazer conhecê-lo! Aguardo seu relato sobre suas experiências no uso de tecnologia na educação no sertão pernambucano.
    Grande abraço.
    Romero.

    ResponderExcluir
  5. Queria muito ter participado desse evento.
    A pergunta é intrigante: Como fazer para levar a educação 2.0 para a 3.0? Grande desafio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário