sábado, 3 de setembro de 2011

CIAED 2011: Mesa Redonda "A importância da comunicação/interação na Educação sem distância"



Novo: Slides das apresentações das professoars Alice Carraturi e Adriana Clementino.


No dia 31 de agosto de 2011 realizamos a mesa redonda "A Importância da Comunicação / Interação na  Educação sem Distância", coordenada pela Profa Vani Kenski, com a participação das professoras Adriana Clementino e Alice Carraturi.  Conforme prometido faço aqui um relato sobre o que lá foi apresentado e discutido. À medida que for recebendo novos materiais irei publicando aqui. Por enquanto coloco a minha parte.

A idéia inicial era fazer uma mesa blended, ou seja, com participantes da mesa e do público remotos e locais. Infelizmente, devido a problemas técnicos, não foi possível contar com o público virtual. Apenas eu participei a distância, via Skype. Mas para o próximo ano, se tudo der certo, faremos uma mesa verdadeiramente sem distância (se nossa infra-estrutura de telecomunicações deixar... bem, como estaremos mais próximos da Copa do Mundo, teremos mais chances de que  tudo funcione... ou não ;-).


Abaixo o video que eu havia preparado para ser exibido na eventualidade de a conexão via Skype falhar. A conexão não falhou e consegui fazer a apresentação ao vivo. Segue a gravação "backup", com conteúdo similar ao apresentado.




Após minha apresentação expuseram seus pontos de vista, respectivamente, as professoras Alice Carraturi e Adriana Clementino. 

Em seguida abriu-se para a participação dos presentes. Reproduzo a seguir a primeira pergunta. Espero oportunamente incluir mais conteúdos do debate. 

A primeira a se manifestar foi a professora Paula Carolei, que mais uma vez prestigiou e contribuiu com nossa mesa.
Paula Carolei: Como se deve fazer para comunicar, transpondo essa barreira da tecnologia ? Romero Tori: Como em qualquer tecnologia de comunicação (desde as que possuimos naturalmente , como a fala) faz-se necessária uma adequada assimilação dos códigos, das limitações e do potencial de cada tecnologia/midia para que seu uso se torne natural, eficiente e eficaz. Aprender e dominar a linguagem envolvida é essencial. Há algum tempo houve um grande debate entre dois autores (Robert Kozma e Richard Clark) sobre a midia influenciar ou não o processo de aprendizagem. Clark afirmava categoricamente que midia não influi, sendo apenas o meio, não a mensagem. Deu até um exemplo: o caminhão que transporta o alimento não interfere em sua qualidade. Pergunto: e se o alimento for perecivel ? Certamente o veiculo poderá interferir (estragando o alimento) se não for refrigerado, por exemplo... Na verdade ambos falavam a mesma coisa mas sob pontos de vista diferentes. Um separava metododologia da tecnologia enquanto outro considerava-as indissociáveis. O fato é que se não usarmos uma midia/tecnologia adequada à metodologia ou uma metodologia adapatada à midia/tecnologia, além de não se tornarem transparentes no processo poderão prejudicar a aprendizagem em vez de ajudá-la. E isso pode acontecer até mesmo com a mais básica das mídias educacionais, como a tradicional sala de aula, apoiada por lousa e giz.

6 comentários:

  1. Prof. Romero,

    Estou fazendo um curso totalmente EAD sobre gestão e metodologia do EAD pela Anhanguera Educacional e estou tendo a oportunidade de conhcer muitos conceitos que desconhecia até então como professora de cursos presenciais.
    Tenho acompanhado seu blog e estou refletindo sobre os conceitos aqui apresentados com relaçào à Educação SEM distância, principalmente, sobre comunicação, presença, interação, interatividade, entre outros.
    Parabéns pelas Informações, estou aprendendo bastante,
    Prof. Ms. Deborah Costa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua presença aqui Deborah!

    Desejo-lhe muito sucesso em sua carreira e peço-lhe que compartilhe conosco suas conquistas e descobertas, aqui ou no grupo do Facebook: http://www.facebook.com/groups/educacao.sem.distancia/
    Grande abraço.
    Romero

    ResponderExcluir
  3. Uma das principais características da sociedade contemporânea globalizada é o acesso rápido e fácil à informação. Até a metade deste século a escola era vista como um lugar onde os indivíduos iam para acessar informações e adquirir conhecimento. Atualmente, o conhecimento está cada dia mais disponível a todos. A educação a distância vêm fortalecer este processo e as novas mídias que surgem contribuem consideravelmente para a perfeita integração de todo sistema. A busca de conhecimentos que desafiam e desmistificam o ambiente de aprendizagem somam esforços e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Trabalho como gestora do Pólo de apoio presencial e tutora de curso da Universidade Anhanguera, em Currais Novos/RN.
    Estou verdadeiramente encantada com a EAD. Aprendi muito com esse vídeo e me surgiram idéias maravilhosas para conscientizar as pessoas de minha região. Ainda há preconceitos quanto à eficácia da EAD por aqui. Apesar de saber que não temos limites geográficos, as pessoas por aqui ainda preferem se deslocar cerca de 180Km para fazer um pós-graduação na capital, a cada 15 dias, a se dedicar a esse método de aprendizagem que nos leva,necessariamente, a sermos autodidatas.
    Muito obrigada por suas colocações.
    Mais Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Caras Solanger e Geseane. Obrigado por suas contribuições aqui no blog. A "Educação sem Distância" precisa de pessoas como vocês. Grande abraço. Romero.

    ResponderExcluir
  6. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

    ResponderExcluir