Virtualidade Real: 3D e Realidade Aumentada na Educação


Até há pouco tempo o uso de tecnologias de realidade virtual e de interfaces 3D era restrito a pesquisas em laboratório e a aplicações específicas, em grandes empresas, cujos custos e periculosidade no treinamento de funcionários justificavam vultosos investimentos na área. A partir de agora, no entanto, educadores, designers instrucionais, gestores educacionais e outros envolvidos com, ou interessados na, redução de distâncias na educação por meio de tecnologia já podem - e devem -  incluir a mídia 3D e a realidade aumentada em sua caixa de ferramentas. Incentivada pelo sucesso dos cinemas em 3D a indústria de entretenimento já investe pesadamente para trazer a tridimensionalidade para todas a mídias, de celulares à Internet. A Revista Veja desta semana traz uma matéria intitulada "Começou a Era 3D", mostrando as últimas novidades da IFA (Feira Internacional de Radiodifusão de Berlim), onde ficou clara a aposta que a indústria faz nesse novo paradigma. Pode ter certeza que na Copa do Mundo de 2014 assistiremos aos jogos  em 3D (seja ao vivo nos estádios, em televisores 3D, em celulares, no notebook, no tablet, no e-book ou em outro gadget que o Steve Jobs vai inventar e sem o qual não poderemos mais viver).

Quando a tecnologia chega ao consumidor caseiro significa que pode chegar também às escolas ao custo de aparelhos de TV ou de consoles de videogames. Mas para isso os educadores e designers instrucionais precisam conhecer a nova mídia, saber como usá-las pedagogicamente e produzir conteúdos e metodologias para seu uso nas escolas. Portanto este é o momento de se pesquisar, experimentar e avaliar o uso de tais tecnologias.

Recentemente, em 10 de agosto de 2010, ministrei uma palestra no evento Estratégias para Educação a Distância com Ênfase em e-Learning e a repeti uma semana depois no Ciclo de Palestras sobre Educação a Distância, promovido pela Universidade Federal de Uberlândia. O tema foi Realidade Aumentada e 3D em Treinamento e Aprendizagem. Para quem assistiu a uma dessas apresentações coloco a seguir alguns links e materiais, conforme prometido. Aos que não assistiram, ou gostariam de rever algum ponto da apresentação, publico abaixo um clip produzido pelo Senac durante o primeiro evento e a gravação na integra da palestra realizada na UFU.

Dúvidas, comentários e sugestões para futuros posts são sempre bem-vindos.

Clip produzido durante evento Estratégias para Educação a Distância com Ênfase em e-Learning.



1. Algumas referências citadas na palestra:


1.1 Livro Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada





O PDF com a íntegra deste livro pode ser obtido em minha página pessoal.













1.2 Site do Ramesh Raskar
      Livro de Oliver Bimber e Ramesh Raskar sobre Realidade Aumentada Espacial (em inglês)






















1.3 Software Anaglyph Maker

2. Alguns dos vídeos relacionados a realidade aumentada mostrados na palestra

2.1 Uso do Wii como sensor para o ponto de vista do usuário

2.2 Augmented Surfaces

2.3 Demonstração de Realidade Aumentada (em francês)

2.4 Alive (1995): um dos primeiros experimentos de IA e RA
MIT Media Lab

2.5 Human Pacman
Mixed Reality Lab - National University of Singapore



3. Vídeos mostrando exemplos e possibilidades do uso da Realidade Aumentada em Treinamento:

3.1. Desmontagem de Equipamento
KUT BioRobotics Lab-KOREA UNIVERSITY OF TECHNOLOGY)

3.2. Treinamento de Brigada de Incêndio
Resolve Marine Group

3.3. Futuro mecânico 
Video-conceito produzido pela BMW

3.4. Robô virtual controlado por Realidade Aumentada
Metaio Augmented Solutions

3.5 Montagem Lego

3.6 Treinamento de corte de cabelo 
Tokyo Institute of Technology

3.7 Mapa 3D
Metaio Augmented Solutions

3.8 Enciclopédia de Realidade Aumentada
Metaio Augmented Solutions

3.9 Realidade Aumentada em Dispositivos Móveis
SPRXmobile

3.10 Manipulando o modelo de um carro
Toyota

==X==

Se você não tem um par de óculos de anaglifo (como o da imagem acima) pode conseguir um na banca de jornal mais próxima. Algumas revistas já trazem conteúdo 3D e fornecem os óculos como brinde. A Revista Playboy de setembro de 2010 é um exemplo. Alerto que os óculos de anaglifo não funcionam para uma parcela da população e se esse for seu caso não significa necessariamente que você tenha algum problema de visão (é essa tecnologia que é precária mesmo). Mesmo tecnologais mais caras, como óculos de estéreo ativo, podem não funcionar ou causar incômodo para alguams pessoas. Por isso os conteúdos 3D estereoscópicos devem ser opcionais e complementares, nunca a única opção para o estudante.

Neste link, você encontra uma breve explicação sobre como produzir anaglifos, dada por um dos maiores conhecedores do assunto, o artista Gavin Adams, de cujo acervo reproduzo abaixo duas imagens de São Paulo antiga.  Para saber mais sobre a técnica de estereoscopia você pode consultar o capítulo 13 do livro Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada.

Acervo do artista Gavin Adams



Acervo do artista Gavin Adams



As imagens abaixo, detalhes de renderizações de modelos 3D produzidos por Allan Tori, a partir de modelos disponívesi no site da Nasa, sem e com estereoscopia, mostram como a visualização de informação pode ser melhorada com o uso da terceira dimensão.




A palestra se encerra com o slide de abertura, agora em anaglifo.



Agradecimentos: 


Aos colegas do Senac São Paulo Maira Latorre Lopez, Heloisa Paes De Barros Arruda, Fabio Gomes Pereira, Natalie Holanda Queiroz, Nivia Pereira Maseri De Moraes, Mauricio Da Silva Pedro, Ricardo Regis Untem, Regina Helena Silva Ribeiro e toda equipe do TAE pela oportunidade e pela produção de minha participação no evento Estratégias para Educação a Distância com Ênfase em e-Learning. Ao Alex Schutz, da B.Bro, pela arte e design dos slides de minha apresentação, alguns deles reproduzidos aqui neste post. 

Aos professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Alexandre Cardoso e Edgard Lamounier, pelo convite para lançamento de meu livro em Uberlândia e hospitalidade durante minha participação no Ciclo de Palestras sobre Educação a Distância. Ao Leonor Teixeira Dias e toda a equipe de produção do evento por todo apoio e suporte técnico. À professora Maria Tereza Menezes Freitas, coordenadora do Centro de Educação a Distância da Univ. Fed. de Uberlândia (CEAD UFU), pela oportunidade e receptividade.

Aos doutorandos Cléber Correa e Silvio Sanches, ao recém titulado no mestrado Daniel Tokunaga e aos estudantes Allan Tori, Fabio PicchiArtur VarandasIan Muntoreanu pela ajuda na modelagem 3D, gravações de vídeo 3D e criação de anaglifos.



Comentários

  1. Amei tudo e achei muito interessante as aplicabilidades da RA. Como ainda sou leiga no assunto, percebi que tenho muuuuuuuito a aprender. Obrigada, Prof.!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do tema, como a RA é aplicada em diferentes áreas, a simulação realizada no treinamento de bombeiros, o aspecto lúdico no uso dos game pac-man humano, a informação oferecida pela enciclopédia 3D, às vezes parece ficção cientifica, não sou profunda conhecedora, mas gostei muito da abordagem desse tema e sua aplicabilidade na Educação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário