Realidade Aumentada na Educação

Devido a minha atuação, tanto em pesquisas na área de realidade aumentada (RA) quanto na aplicação de tecnologias interativas na educação, sou constantemente consultado sobre como podemos utilizar  a RA no apoio ao ensino e aprendizagem.  A RA, como qualquer outra mídia, possui seus diferenciais e características que a destacam, mas possui também limitações e custos. A relação custo-benefício deve sempre ser analisada com cuidado. Também deve-se evitar a tentação de usar uma mídia como fim e não como meio, o que, além de tudo, seria uma agressão à etimologia do termo. Ao se usar didaticamente uma nova tecnologia apenas porque nos encantamos com ela  só conseguiremos atrair a atenção de nossos alunos pela curiosidade. O problema é que na segunda vez já não poderemos contar com esse atrativo e, se o conteúdo e a metodologia pedagógica não tornarem a atividade interessante e significativa para os aprendizes, de nada adiantarão os "efeitos especiais".

Não existe uma fórmula para o uso da RA em educação. Assim como não há receitas para se aplicar vídeo, internet, realidade virtual, jogos e outras mídias em sala de aula. O que o professor, ou o designer instrucional,  precisa conhecer é a linguagem de determinada mídia, seus potenciais, os meios de produzir, adaptar ou obter conteúdos para esse meio de comunicação e, principalmente, seus pontos fracos e limitações. Assim, cada atividade de aprendizagem poderá empregar os meios mais adequados, em função do público-alvo, do conteúdo e habildiades a serem trabalhados, dos recursos disponíveis etc. Essa postura já garantirá que os alunos não ficarão expostos a uma única mídia, o que já é um grande fator de combate à monotonia.

Nesse ponto você deve estar querendo me dizer: Ok. então quais são os potenciais e as limitações da realidade aumentada ? Bem, o potencial é enorme, Mas ainda está pouco explorado, cabendo a nós professores e pesquisadores, transformá-lo em ações e ferramentas de aprendizagem. O grande diferencial da RA é não precisar produzir uma imersão artificial no usuário, uma vez que este já se encontra no ambiente e dele não precisa sair pois os elementos virtuais são misturados à realidade.  O fato de o aluno poder sentir o objeto de estudo em suas mãos é um poderoso componente para a sensação de presença e interatividade por ele percebida. Conseguindo-se o envolvimento e presença do aluno, o professor terá o campo aberto para mostrar toda sua competência.  Ainda que a tecnologia de RA esteja bastante restrita a laboratórios de pesquisa e algumas ações nas áteas de marketing e entretenimento, já existem iniciativas muito interessantes. Veja por exemplo a experiência do Prof  Guilherme Hartung do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, na reportagem do Portal Claro. Bastou também uma rápida busca com os termos "realidade aumentada" e "augmented reality" - o termo técnico correspondente em inglês - no Youtube para encontrar projetos interessantes como estes:




Em um futuro post pretendo apresentar alguns dos projetos que estamos desenvolvendo na USP e no Centro Universitário Senac, envolvendo RA e educação. Por enquanto vou deixá-lo(a) curioso(a) ;-).

Quanto aos pontos fracos e limitações, que não são poucos, vou destacar alguns: necessidade de: webcam e/ou projetores;  computadores com placas gráficas (os computadores recentes, em suas configurações mais básicas já atendem esse requisitos, mas ainda há escolas com parque computacional muito desatualizado); o desenvolvimento de aplicações ainda exige conhecimentos de programação, de preferência C ou Java; necessidade de modelagem 3D e conhecimentos de computação gráfica.

Se você ficou interessado (a) em conhecer mais a fundo a tecnologia de RA e suas aplicações recomendo baixar gratuitamente o livro "Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada" em meu site, visitar o site "realidade aumentada", baixar um dos kits gratuitos para desenvolvimento AR Toolkit (para linguagem C),  NYARToolkit (para Java) ou FLARToolkit (para Flash).

Se você souber de outras iniciativas e projetos envolvendo RA na educação, por favor compartilhe conosco a informação, na forma de comentário a este post.  Espero ver os seus próprios projetos aqui publicados também. Divirta-se, aprenda e ensine com realidade aumentada e, como diria Salomão Schwartzman, seja feliz!

Comentários

  1. Acho esse texto bem pertinente e ele fez pensar que fazemos foguetes mas ainda deixamos pessoas passando fome. É claro que a tecnologia de ponta sempre existirá, mas quando levaremos todos estes benefícios trazidos pela mesma para todas as pessoas? Essa é a questão.
    Porém vejo que essa questão, quando voltada para o campo da educação, se soma a outros fatores, isto é: não basta aplicar a tecnologia por si só, mas ela deve alinhar-se à uma boa metodologia de ensino, caso contrário, teremos algo que no fim das contas retrocede na forma de ensinar, só que de forma bem apresentada.
    Espero algum dia poder contribuir colaborar para esta área, nada me deixaria mais feliz do que saber que crianças do ensino público utilizam aplicações de qualidade, que despertam o interesse, e portanto, aumentam o conhecimento destes jovens, que futuramente se virão munidos de ferramentas (= conhecimento) suficientes para dar-lhes uma vida digna, que qualquer um que frequenta escola merece.
    Parabéns Romero, fico feliz em saber que existem pessoas como você trabalhando neste sentido.
    Abraços,
    Caio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua contribuição Caio.
    O maior patrimônio que uma criança pode receber, depois da saúde, é uma boa educação. E o maior patrimônio de uma Nação é o nível cultural de sua sociedade. Estamos em época eleitoral no Brasil. Que tal olharmos os projetos que os candidatos a senadores, governadores, deputados e presidente apresentam (ou não) para a educação ?

    ResponderExcluir
  3. Romero, registrei no meu blog as experiências do MIT com realidade cruzada: http://blog.joaomattar.com/2010/05/13/cross-dual-reality/
    Valeu pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Mattar. Li seu post e o recomendo!
    Abs
    Romero.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Professor,
    Sou professr do Instituto Superior de TEcnologia do Rio de Janeiro, rede FAETC, professor da graduação e do curso de pós-graduação em Tecnologia da Informação aplicada a ambientes educacionais.
    Meu intersse é sobre realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem, seus artigos e o livre tem me ajudado muito. Estou decidido a tentar o Doutorado nesta linha de pesquisa, mas aqui no RJ ainda nao consegui encontrar um programa que contemplasse tal contexto.
    Pelo que li, na USP existe de fato uma linha de pesquisa nesta área:?
    Agradeço o contato.
    Att
    Ricardo Marciano

    ResponderExcluir
  6. Olá, estava vendo no seu blog a materia que voce postou sobre realidade aumentada na educaçao, estou no ultimo semestre da faculdade e estou interessada em fazer minha monografia sobre "viabilidade da realidade aumentada na educação",
    que obras bibliograficas vove me indicaria, voce acha interessante a abordagem deste assunto?
    Será muito importante sua opnião.
    Aguardo resposta!
    Grata antecipadamente
    Valeria Brito.

    ResponderExcluir
  7. Olá, estava vendo no seu blog a materia que voce postou sobre realidade aumentada na educaçao, estou no ultimo semestre da faculdade e estou interessada em fazer minha monografia sobre "viabilidade da realidade aumentada na educação",
    que obras bibliograficas vove me indicaria, voce acha interessante a abordagem deste assunto?
    Será muito importante sua opnião.
    Aguardo resposta!
    Grata antecipadamente
    Valeria Brito.

    ResponderExcluir
  8. Caro Ricardo.

    Há sim linhas de pesquisa na USP, em nivel de doutorado, relacionadas ao uso de novas tecnologias na educação. Dependendo do foco, e de sua área de formação, a tese poderia ser desenvolvido na área de educaçào, engenharia, comunicação ou design, entre outras.

    Sugiro uma visita ao banco de teses e dissertações da USP para que tenha uma idéia do que tem sido desenvolvido por lá nessa área (http://www.teses.usp.br/).

    Abraços.

    Romero.

    ResponderExcluir
  9. Olá Valéria.

    Sou "suspeito" para dizer se esse assunto é "interessante"(risos). Em meus livros, textos e posts do blog indico várias referências que podem lhe ser úteis.
    Se tiver alguam dúvida entre em contato.
    Dica: se procurar pelas palavras "augmented reality" AND "education" encontrará muita ocisa, digamso assim, "interessantes"... (em ingles há muito mais material disponivel).

    Abraços.

    Romero.

    ResponderExcluir
  10. Olá, achei o seu blog muito interessante, estou estudando RA para meu trabalho de conclusão de curso achei muito atraente a possibilidade desta tecnologia ser usada na educação.

    ResponderExcluir
  11. Legal Caroline. Conte-nos sobre a evoluçaõ de seu TCC. Bom trabalho. Abs Romero

    ResponderExcluir
  12. Romero,
    um jogo da memória em RA aplicado a etapa de alfabetização também pode ser considerado um Objeto de Aprendizagem? (esse é meu trabalho de TCC) E gostaria de saber se é válido falar sobre OA em meu TCC.

    ResponderExcluir
  13. Olá Romero! Desculpe pelo meu portuguese (nao è muito bom. Me chamo Giulia, eu sou italiana!
    Estou na USP para realizar minha pesquisa de mestrado. Você poderia me ajudar a responder ao meu questionário?

    Clique aqui:
    https://qtrial.qualtrics.com/SE/?SID=SV_2is7cxuCFRdQzEp

    Isso é muito importante para a minha pesquisa. Quem puder ajudar respondendo fico muito grata!

    Minha tese é sobre a influência da Realidade Aumentada no comportamento de compra do consumidor.

    Se você estiver interessado, posso compartilhar com vocês os resultados da minha tese. Não hesite em contactar-me por favor!

    abraços
    Giulia Lotti
    Universidade de Sao Paulo
    Univerisity of Roma Tre

    ResponderExcluir

Postar um comentário