Tecnologias para Educação Virtual Interativa

Gosto de todas as minhas disciplinas e sempre aprendo muito ministrando-as, além de também me divertir. Claro que sempre espero, e me esforço para,  que o mesmo ocorra com meus alunos ;-).

Pela "PCS 5757 - Tecnologias para Educação Virtual Interativa",  que ministro no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, área de concentração de Sistemas Digitais, da Escola Politécnica da USP, tenho, no entanto, um carinho especial. Criei essa disciplina há 10 anos, quando comecei a me preocupar com o uso de tecnologias interativas para aumentar a aproximação entre aluno-professor, aluno-aluno e aluno-conteúdo. Desde aquela época me incomodava o termo "Educação a Distãncia", que dá destaque ao problema em vez de valorizar a tão almejada "presença" na educação (não a presença de corpo mas a presença de "corpo e alma"). Daí o motivo da denominação que dei a esta disciplina, destacando dois importantes conceitos para redução de distâncias em educação:  as tecnologias do virtual e a interatividade. Há alguns anos a Profa. Itana Stiubiener veio me acudir, pois eu não estava mais conseguindo dar conta da demanda e do ritmo alucinante dessa disciplina. Sua competência na área de redes e na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na educação, aliada a seu dinamismo e foco, não só possibilitou que continuássemos a oferecer regularmente a disciplina, como ajudou a levá-la a um novo patamar.

Não faltam motivos para a PCS5757 ser muito especial para mim. Foi durante seus vários oferecimentos, ao longo desses dez anos, que fui amadurecendo, evoluindo e me aprofundando no uso das tecnologias interativas para redução de distâncias em ensino e aprendizagem. Dessa experiência germinou minha tese de livre-docência, da qual brotaram vários frutos, entre eles o livro "Educação sem Distância", que acaba de ser lançado  (e já está sendo usado nesta edição da disciplina). Outro diferencial da PCS 5757 são os "alunos" (na verdade professores, em sua maioria) que dela participam. Provenientes de diferentes áreas do conhecimento, e não apenas da engenharia, com perfis variadíssimos e, em geral, com experiência em educação,  são invariavelmente muito interessados, envolvidos, atuantes, motivados e competentes. A confluência de saberes, habilidades e interesses tão variados, que para alguns docentes poderia ser motivo de preocupação, gera um caldo intelectual riquissimo, que é justamente um dos pontos fortes dessa disciplina. De saída os participantes já se beneficiam apenas pela oportunidade de conhecer colegas interessantes e expandir qualitativamente seu network profissional e acadêmico.  Com os debates  que se estabelecem, os trabalhos colaborativos desenvolvidos e toda a interação ao longo de 3 meses de intensa atividade, é difícil que os envolvidos, incluindo os professores responsáveis pela condução do curso, não cresçam nesse processo. Sem falar que ainda costumamos convidar professores e pesquisadores que nos trazem conhecimentos de ponta, como foi o caso, por exemplo, da palestra sobre tecnologia de video digital, IPTV e teleconferência, ministrada pela Profa Regina Silveira.

Uma  amostra desse gostoso "caldo" pode ser visto nos blogs dos próprios alunos, muitos deles estreantes como blogueiros, mas não por isso menos interessantes, que reuni aqui.  Vale a pena uma visita.

Quanta coisa vimos, discutimos, publicamos e aprendemos ao longo desses meses de convívio e trabalho. Alguns alunos já começam a se referir à disciplina no passado, considerando que a aula da Prof Regina Silveira foi a última, já que, imaginam, no último encontro, a ser realizado no próximo dia 2 de junho a partir das 13h, "não teremos aula, apenas apresentações dos seminários". Enganam-se. Haverá "aula" sim. Ou melhor, serão várias aulas.  Tenho certeza que ainda aprenderemos muito nesse dia, o qual não perderei por nada.

PS: Mal terminamos o oferecimento desta edição da disciplina e, já no próximo dia 27 de maio, daremos início a uma nova turma, desta vez em Cuiabá ! Sim, você leu certo, na próxima quinta-feira terei o prazer de, pela primeira vez, dar aulas dessa disciplina em outro Estado, graças ao programa de doutorado interinstitucional (DINTER) oferecido pela POLI - USP na UFMT. A diversão, pelo menos para mim, contimua.. ;-))

Comentários